domingo, 8 de junho de 2014

Gelado de morango & chocolate

E cá vamos nós... mais um desafio do grupo dorie às sextas

Esta é a receita original;


Chocolate-banded Ice Cream Torte

200 g. de manteiga sem sal, cortada em pedaços
255 g. de chocolate amargo, cortado grosseiramente
1/2 chávena de açúcar
8 ovos grandes
285 gramas de framboesas congeladas em xarope, descongeladas
1 colher de sopa de licor de framboesa (opcional)
1 litro de gelado de baunilha
560 gramas de framboesas frescas, para decorar (opcional)


Untar com óleo (ou óleo em spray) uma forma redonda, de mola, com entre 20 e 22 cm de diâmetro.


Em banho-maria (em cima de um tacho com água a fervinhar), numa tigela resistente ao calor, derreter lentamente o chocolate e a manteiga, mexendo ocasionalmente. Ter cuidado para não aquecer demasiado a mistura, de modo a que o chocolate e a manteiga não se separem. Transferir a taça para o balcão, misturar o açúcar e deixar arrefecer durante cinco minutos. Incorporar os ovos na mistura de chocolate, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição. Bater com a tigela no balcão de modo a tirar as bolhas da ganache e deitar 1/3 da mistura na forma. Congelar durante 30 minutos. Cobrir a restante ganache com película e manter no balcão.

Quando a primeira camada de ganache estiver sólida, começar a fazer o gelado.

Triturar as framboesas até ficarem em puré (num processador de alimentos), juntar o licor (se for o caso) e pulsar até estar incorporado. Adicionar aos poucos o gelado, pulsando até incorporar o puré mas evitando fazê-lo durante demasiado tempo para não derreter o gelado.
Deitar metade do gelado sobre a ganache, levando a forma novamente ao congelador durante pelo menos quinze minutos. Colocar o restante gelado numa tigela, cobrir com película e levar ao congelador. Não lavar já o processador, poderá ser necessário para amolecer o gelado, um pouco mais à frente.

Quando a camada de gelado tiver solidificado, cobrir com metade da restante ganache, levando a forma ao congelador por mais 30 minutos. Para a próxima camada de gelado, poderá ser necessário batê-lo com uma colher de pau ou, caso esteja muito sólido, levá-lo ao processador de alimentos, pulsando durante uns segundos. Deitar a camada seguinte de gelado sobre a ganache, levando ao congelador durante pelo menos quinze minutos. Terminar com a restante ganache sobre o gelado. Abanar a forma e alisar, se necessário. cobrir com a película, tendo o cuidado de não a deixar tocar no chocolate, levando ao congelador durante pelo menos seis horas.

Cerca de 30 minutos - ou até três horas - antes de servir, desenformar o bolo (aquecer os lados da forma com um secador de cabelo ou embrulhar a forma num pano de cozinha, molhado com água quente durante 10 segundos). Após desenformar, levar ao congelador durante mais 30 minutos para solidificar os lados. Imediatamente antes de servir, decorar o topo do bolo com as framboesas (opcional). Aquecer rapidamente o topo do chocolate com o secador de modo a que as framboesas adiram ao serem colocadas ou passar com uma faca aquecida em água quente na superfície do bolo. Servir.

Algumas sugestões alternativas: servir com natas batidas, molho de chocolate ou coulis de framboesa. Usar outros sabores de gelado, por exemplo, baunilha, baunilha com pepitas de chocolate, baunilha com fudge, café, morango (decorando com morangos frescos)... ou qualquer outra combinação que gostem!!!


Agora a minha experiência iniciada às 20h do dia 8 de junho...

200 g. de manteiga sem sal, cortada em pedaços250 g. de chocolate preto (do Pingo Doce, tipo Belga), cortado grosseiramente
1/2 chávena de açúcar
8 ovos grandes
350 gramas de morangos parcialmente congelados (aos pedacinhos, estiveram no congelador durante a tarde)
1 litro de gelado de nata


Forrei uma forma com 23 cm de diâmetro com película transparente.
Triturei os morangos e fui colocando o gelado de nata aos poucos para o gelado não ficar demasiado derretido (o gelado esteve fora do frio uns 15 minutos).
Coloquei o preparado na forma e coloquei no congelador.

Em banho-maria, numa tigela resistente ao calor, derreti lentamente o chocolate e a manteiga, mexendo ocasionalmente.
Coloquei a taça para o balcão, misturei o açúcar e deixei arrefecer.
Incorporei os ovos na mistura de chocolate, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição.
Bater com a tigela no balcão de modo a tirar as bolhas da ganache

Quando a 1ª mistura já estava (mais ou menos) sólida, coloquei por cima a ganache e levei novamente ao congelador.


Entretanto fui desejando que o meu ice cream solidificasse antes da meia noite para conseguir publicar este post...



1 comentário:

  1. Ficou lindo o teu gelado, Adriana, quero ver se não deixo passar este desafio também ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar